Na Transilvânia você ainda pode passar pelo Castelo Bran – o famoso castelo do Drácula. Foi aqui que o personagem de Bram Stoker foi inspirado. Pode ver também a Fortaleza Poienari, onde Vlad teria vingado seu pai e seu irmão; infelizmente a maior parte do castelo não foi preservada, mas você pode ver as ruínas e ter uma boa visão do que teria acontecido por lá. Para adentrar ao que sobrou você tem que encarar uma subida de 1480 degraus.
O personagem do conde Drácula foi criado por um escrito irlandês, Bram Stoker no século 19. Ele se inspirou na lendária figura de Vlad Tepes nascido em 1431 e nas lendas dos vampiros da Europa Ocidental. Desta mistura surgiu a mais famosa história de terror de todos os tempos. Apesar de ser uma história, a visita a Transilvânia revive o livro como se fosse um acontecimento real.
A vida de Vlad está preservada neste pedaço do país e você pode sentir o mesmo que o escritor irlandês sentiu e descobrir o motivo pelo qual ele se inspirou e conseguiu escrever uma das melhores histórias do mundo.